O Magalu está ampliando a divulgação do “Violentômetro”, ferramenta que ajuda a identificar os diferentes tipos de violência contra a mulher e funciona como uma escala de alertas para o feminicídio. Já disponível no aplicativo da varejista, a iniciativa é realizada em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil. A ação acontece no mesmo mês em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos.
Para acessar a ferramenta, basta abrir o aplicativo do Magalu, ir em “Sua Conta” e clicar em “Violência contra a mulher”. O botão reúne contatos úteis, como o da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, do governo federal, que também pode ser acionado por WhatsApp. Há ainda uma ponte com a plataforma Justiceiras, rede de apoio gratuita que oferece orientação jurídica, psicológica e psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
“Os dados são alarmantes: a maioria das mulheres no Brasil desconhecem seus próprios direitos quando sofrem violência, mesmo quase duas décadas depois do marco da Lei Maria da Penha. Nossa intenção é que as mulheres tenham todas as informações necessárias para se proteger, e lembrar que o combate à violência de gênero é um dever de toda a sociedade”, afirma Ana Luiza Herzog Drummond, diretora de Reputação e Sustentabilidade do Magalu.
A escala de alertas do Violentômetro começa em “chantagear” e termina em “matar”. São 15 sinais de violência listados, como intimidar, ciúme excessivo, destruir bens pessoais e fazer ameaças. Eles contemplam os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha: psicológica, moral, patrimonial, física e sexual.
Internamente, o Magalu também disponibilizou um treinamento sobre o Violentômetro para seus colaboradores, especialmente os funcionários de loja. O conteúdo orienta sobre como agir em situações de violência contra a mulher e lista os canais de atendimento disponíveis, conforme a gravidade do caso. Até o fim do mês, as lojas Magalu em todo o Brasil receberão um banner do Violentômetro, deixando a informação acessível também para os clientes.
Imagem: Divulgação