Notícias

Como formar crianças financeiramente mais conscientes?

Published

on

A 99Pay lançou recentemente uma minissérie de educação financeira para crianças, desenvolvida em parceria com a jornalista e pedagoga Clariana Barcelos, criadora do canal Poderoso Cofrinho. A iniciativa, reforça o propósito da marca de empoderar pessoas por meio de uma vida financeira mais saudável, incentivando que crianças aprendam sobre dinheiro desde cedo.

A série é composta por quatro episódios de vídeos curtos, com narrativa acessível e exemplos práticos de rotina. Estarão disponíveis nos perfis oficiais da 99Pay no Instagram, TikTok e YouTube. A ideia é transmitir a mensagem de que, quanto mais cedo o aprendizado começa, maior o impacto na vida adulta.

Um desafio brasileiro

Clariana Barcelos, jornalista e pedagoga, criadora do canal Poderoso Cofrinho.

O lançamento acontece em um momento em que o tema segue desafiador no País. Em julho, 74% dos brasileiros avaliaram que a população entende pouco ou nada de educação financeira. Já 55% declararam baixo entendimento sobre si, segundo o Observatório FEBRABAN/Ipespe.

Em paralelo, uma pesquisa da Serasa em parceria com a Opinion Box mostra que 75% dos pais dizem conversar abertamente com os filhos sobre dinheiro. Mas 51% já recorreram a empréstimos para cobrir gastos com eles, evidenciando a necessidade de conteúdos práticos e acessíveis para as famílias.

Para a pedagoga Clariana Barcelos, falar sobre dinheiro com crianças não difícil. “É até mais fácil. Na verdade, a gente só precisa desconstruir a ideia de que falar de dinheiro é falar sobre matemática financeira, investimentos ou juros compostos. Dinheiro é sobre hábito, comportamento e escolhas. Tudo na vida de uma criança envolve isso: a ida ao supermercado, o pedido de um brinquedo, o cuidado com o material escolar.”

Clariana observa que o olhar do adulto às vezes complica tudo. “A gente se acostuma a ver tudo a partir da nossa ótica e esquece de enxergar a criança que a gente já foi. Quando voltamos a esse lugar, percebemos que com as crianças tudo é mais simples.”

Sobre a série

“Falar de dinheiro fica fácil quando a gente naturaliza o assunto e entende que a criança já faz parte desse contexto. Ela pensa, observa, participa. Basta falar com ela como quem ensina e aprende sobre o mundo”, reforça Clariana Barcelos.

Marina Beer, diretora de Marketing da 99Pay.

Marina Beer, diretora de Marketing da 99Pay, explica que o projeto busca fomentar a conversa sobre dinheiro nas famílias. “Acreditamos na importância de formar crianças financeiramente mais conscientes. E, ao entregar conteúdo de qualidade aos pais e cuidadores, queremos mostrar que isso pode ser simples e fazer parte da rotina”, diz.

Para Clariana, o segredo é não tentar simplificar o tema. “Eu parto do olhar que considero ser o certo. Quando a gente olha para o dinheiro a partir do desenvolvimento infantil, tudo muda. A criança deixa de ser alguém que apenas recebe informações e passa a ser protagonista do processo”, completa Clariana. A pedagoga, que também é mãe, diz que educar financeiramente é “educar para a vida”. E que não se pode sobrecarregar ou culpabilizar os pais. “A vida hoje é corrida, cheia de demandas.”

Para ela, é preciso começar com o que se tem, com o que se sabe. “Muitos pais me dizem: mas eu nunca aprendi sobre dinheiro. E é verdade, a maioria de nós não aprendeu. Mas isso não pode ser um empecilho. O importante é começar! Observar, conversar e procurar dar exemplo. A gente aprende muito tentando ensinar.”

Educação financeira e emocional

Clariana reforça alertando sobre a importância da educação financeira nas escolas. Mas, o que realmente molda a nossa relação com o dinheiro é a parte emocional. “Os hábitos, o comportamento. E isso é construído principalmente em casa”, pontua a pedagoga. “O conhecimento sobre dinheiro precisa ser democratizado. Para caber na rotina, na mesa, e na vida das famílias reais.”

Para a 99Pay, outro fator importante é manter o conteúdo atual e adequado à pluralidade de consumidores do Brasil. “Precisamos estar sempre atualizados sobre o tema e, principalmente, atentos a abordagens que fogem do comum, incorporando diferentes realidades, novas tecnologias e tendências digitais à discussão”, conclui Marina Beer.

O post Como formar crianças financeiramente mais conscientes? apareceu primeiro em Consumidor Moderno.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 8 =
Powered by MathCaptcha

Tendências

Todos os direitos reservado por Varejo.blog © 2025